
.
Com 185 inscritos; o primeiro Fórum Costa Brava de Gestão de Viagens Corporativas; promovido pela Costa Brava Turismo; seguiu com palestras ao longo desta terça-feira; 26/04; no Royal Palm Plaza; em Campinas; São Paulo.
Luís Vabo; diretor comercial do Sistema Reserve da Solid Corporate Travel; com o tema “A importância e resultados da gestão de viagens através da utilização de OBT – Online Booking Tool”; subiu ao palco para falar da importância no gerenciamento do tempo na gestão de viagens corporativas.
Vabo falou sobre a funcionalidade de um SGVC; Sistema de Gestão de Viagens Corporativas; como a integração com o sistema Backoffice da agência de viagens; Business Inteligence e conteúdo compartilhado. De acordo com ele; um SGVC oferece economia de tempo e de custo tanto para empresa quanto para o viajante; além de ser um processo linear que atua de acordo com a política da empresa. Ele ressalta também a importância das TMC’s – Travel Management Company estarem certificadas em um SGVC.
Logo em seguida; Luis Norbeto Pascoal; Presidente do Grupo D.Paschoal; apresentou uma palestra bem humorada sobre ética; com o título “É possível ter Sucesso com Ética”.
“A questão ética no segmento de logística humana é vital no mundo globalizado”; disse. De acordo com ele; logística humana é preparar o passageiro; dar dicas; educar sobre a viagem; e não somente vender passagens. Isso se aplica também no segmento de viagens corporativas. Neste sentido; um dos principais problemas de falta de ética ocorre na falsa venda. “Na questão de viagens existe muita falsa venda; como por exemplo os bilhetes baratos. O que é barato? Cuidado! Ética é bom senso; e a não ética é destruidora “; explicou Norberto.
Após o almoço Azul; oferecido Pela Azul Linhas Aéreas; que contou com o presidente Pedro Janot apresentando os resultados e novidades da empresa – que; segundo a Embraer; foi a companhia aérea que mais pontuou em quesitos como pontualidade e regularidade em 2010. Com 40 aeronaves do modelo ATR 72600 encomendadas; a expectativa é a de transportar 9 milhões de pessoas em 2011.
Em seguida; Márcio Feitosa; diretor comercial do Grupo Tx apresentou a palestra “Soluções em meios de pagamento”; em que exemplificou problemas e soluções comuns no uso de cartão de crédito em viagens corporativas; e suas vantagens e desvantagens.
“Viagem corporativa sempre vai partir de uma necessidade; e engloba muitas etapas”; explicou Márcio. E uma importante etapa é o uso do cartão de crédito; aplicado tanto em sua forma física (corporativo; compras e empresarial) quanto virtual (bilhete aéreo; evento; hotelaria; locação). Mário Feitosa finalizou apresentando dados da Abecs; Associação brasileira de empresa de cartão de credito e serviço; que mostraram que mais de 750 milhões de transações em cartão de crédito ocorreram entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010; e que o uso corporativo representa 42% desde total.
Depois foi a vez de Sydnei Alonso; fundador e presidente da Avant Garde – Premium Travel Brands; que falou sobre viagens de incentivo com a palestra “Viagens de Incentivo; os segredos para o sucesso”.
Segundo ele; uma campanha de incentivo com engajamento é fundamental; e além disso; precisa ter um tempo de campanha fixo. “As empresas que quiserem trabalhar para motivar os funcionários; e obter resultados positivos; têm que se preocupar em fazer as coisas com preparação; com tempo”; disse; e além disso; vincular o fechamento de uma campanha de incentivo com o início de outra. Ele também destacou a importância da campanha despertar o desejo do participante; o preparo profissional; respeitar as funções dos agentes; entre outros.
A última palestra do Fórum foi a ministrada por Antônio de Pádua Teixeira; representante da Fundação Dom Cabral; com a apresentação do Painel FDC sobre “A empresa longeva”. De acordo com Pádua; o grande diferencial de uma empresa; além das pessoas que trabalham nela; é saber o momento de passar por transformação; isso é o que a tornará longeva.
“O ciclo de vida das empresas estão diminuindo; se elas não investirem em inovação vão fechar”; disse. “E; por isso; as empresas têm de ser orgânica; varilux; com inovação estratégica e no dia a dia”; finalizou.
De acordo com Rubens Schwartzmann; sócio-diretor da Costa Bravo Turismo; as expectativas para o primeiro Fórum Costa Brava de Gestão de Viagens Corporativas foram atingidas e até superadas. “Foram superadas porque vemos a quantidade de conteúdo que tratamos; e que as pessoas vão sair daqui com vontade de fazer algo novo em suas gestões”; disse.
Rubens também acredita no sucesso deste evento; já que a região de Campinas; segundo ele; tem uma demanda grande na área de viagens corporativas. “O evento veio para ficar; no entanto esse é o primeiro; e queremos aprimorá-lo; para ficar cada vez melhor; e talvez em outras versões ao longo do ano. Não sabemos ainda o formato exato; mas certamente uma vez a cada ano ele será realizado”; finalizou Rubens Schwartzmann.
Primeiro Fórum Costa Brava de Gestão de Viagens Corprativas, no Royal Palm Plaza, Campinas, SP