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Teve início na manhã de hoje (23/09) o 34º Encontro Comercial Braztoa. Antes do início da feira; marcado para as 12 horas; os participantes puderam assistir ao Fórum Braztoa; que teve como tema “Esporte & Turismo uma combinação que vai bater recordes”. Participaram do evento o superintendente executivo do Comitê Olímpico Brasileiro (Cob); Marcus Vinícius Freire; e o jornalista Tadeu Schimidt. Os debates foram mediados por Jeanine Pires; da Autoridade Pública Olímpica (APO).
O presidente da Braztoa; José Eduardo Barbosa; lembrou que desde que o Brasil ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016; o setor passou a viver um grande desafio. “Temos a missão de mostrar para o mundo que podemos sim fazer bonito. O nosso encontro está pautado nas oportunidades e desafios que teremos nos próximos anos”; disse.
Freire lembrou a trajetória do Brasil para conquistar o direito de sediar as Olimpíadas e contou sobre as derrotas e aprendizados durante todo o processo. Ele também falou sobre as diversas oportunidades para o setor de turismo nos próximos dez anos. “Não temos apenas 2014 e 2016; mas diversas oportunidades neste período; como os Jogos Militares em 2011; a Copa das Confederações em 2013; os diversos pré-eventos em 2015. Também já somos candidatos para os Jogos Universitários de 2019”; afirmou. Os patrocinadores dos Jogos Olímpicos; segundo Freire; também trarão muitas oportunidades para o setor de turismo; uma vez que costumam fazer inúmeros eventos e trazer muitos convidados para os eventos.
Tadeu Schimidt contou sobre a sua experiência na cobertura de grandes eventos em diversos lugares do mundo. Ele contou que; mesmo viajando a trabalho; ele acaba passando pelas mesmas experiências; boas e ruins; que um turista que vai assistir aos jogos. Um dos pontos destacados pelo jornalista é a grande exposição que o país terá antes e durante a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. “Literalmente todo o mundo assiste a uma Copa do Mundo e as consequências disso são grandes. Pegando como exemplo a África do Sul e a China; muita gente que não conhecia o destino passou a ser conhecido”; salientou. “A exposição do país é enorme e a quantidade de informações passadas gera uma reação em cadeia. Se fizermos tudo certo; o resultado será muito bom para o Brasil”; completou.
Jeanine Pires comentou que é necessário estar atento às oportunidades e entender como esses eventos realmente funcionam. “O Brasil é visto pelo mundo todo como um país criativo e inovador. É isso que temos que fazer; não podemos ver esses eventos como um fim; mas pensar no país antes e depois deles”; ressaltou.
Marcus Vinícius Freire, do Cob, Jeanine Pires, da APO, e o jornalista Tadeu Schimidt